sexta-feira, 4 de julho de 2008

Atividade 01 do proinfo

GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – BLUMENAU

GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – BLUMENAU

CURSO DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO LINUX EDUCACIONAL



ALEX SANDRO DE SALES ELIAS


ATIVIDADE A DISTÂNCIA N.º01

(ELABORAÇÃO DE TEXTO E CRIAÇÃO DE MAPA CONCEITUAL EM AMBIENTE LINUX)


A preparação do texto em ambiente Linux é parte das atividades programadas como avaliação do curso Proinfo Linux Educacional proporcionada aos educadores do Estado de Santa Catarina pelo Governo do Estado. Além da elaboração do texto, também faz pare desta primeira atividade à distância, a elaboração de um mapa conceitual.

Como exemplo de mapa conceitual, porém, será apresentado um modelo onde estão relacionadas as etapas do conteúdo programático da disciplina de química para o ano de 2008, E.E.M. Profa. Elza H. T. Pacheco. A escolha deste mapa conceitual se deve ao fato de ter sido impossível fazer as leituras necessárias (livro virtual do Salto para o Futuro), que tratavam sobre tecnologias na educação. Sem a pretensão de usar como justificativa, porém, bem mais como explicação, casos de força maior impossibilitaram essa atividade.

No entanto, como um dos objetivos da atividade seria o da utilização do ambiente Linux, concorda-se que a atividade pode ser feita mesmo estando fora do tema proposto.

SOBRE O MAPA

O mapa conceitual apresentado a seguir expõe a seqüência de conceitos que alunos da 3ª série do Ensino Médio, devem seguir para que o conteúdo programático de química faça sentido e, principalmente, possa ser contextualizando, tendo assim significância na vida cotidiana do aluno. Dessa forma, se trabalha a disciplina de química para que o aluno possa perceber a importância desse conhecimento nas suas atividades rotineiras, ao contrário dos antigos modelos, que distanciavam o conhecimento da pratica diária, conseqüentemente, muito se ouvia comentar: “onde irei aplicar esse conhecimento na vida?”.

O mapa apresentado neste texto tenta agregar conhecimentos teóricos básicos com conhecimentos empíricos, tentando corrigi-los, explicá-los, relacioná-los, assim como, embasar tais conhecimentos empíricos no conhecimento teóricos.



Nenhum comentário: